segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Facebook cheio de pessoas vazias.

Venho notado à bastante tempo que as redes sociais não cumprem mais seu papel. O que serviria para ligar pessoas de todo o mundo, reencontrar velhos amigos e até mesmo interagir com outras culturas, não mais acontece. O que vejo hoje é uma batalha. Pessoas que na vida real são tidas como "anônimas" disputam atenção de outras pessoas "anônimas".
Fulano de Tal acaba de postar uma foto. Está no Restaurante da Alegria, rodeado de pessoas alegres, que só largam seus celulares conectados às redes para tirar a foto e postarem em seguida.  Não mais saem de casa sem levar seu indispensável smarthphone, conectado 100% do tempo na internet. Esquecem seu cérebro em casa juntamente com o senso...
Na sorveteria, não perguntam pelo sabor favorito, mas pela senha do wifi.
Na festa nada bebem, mas precisam rapidamente tirar uma foto do litro de bebida cheio para esfregar na cara das pessoas que estão em casa o quão divertido e bêbado está (mesmo que nunca tenha colocado 1% de álcool na boca).
Na piscina, não aproveitam o dia de sol. Só precisam de meia perna n'água e um efeito que faça a foto parecer mais cool.
Nos shows nada aproveitam. Levantam seus celulares e tiram um milhão de fotos. Se perguntarmos quais músicas foram tocadas é provável que escutemos: "Não lembro, mas filmei tudo e joguei no Youtube. Dá lá uma olhada."
Odeiam estudar, mas colocam uma pilha de livros na cama, um óculos, um café e está tudo certo: Sou a pessoa mais inteligente da terra.
São os chamados "zumbis da tecnologia". Com certeza você já ouviu esse termo. Algumas pessoas até admitem que fazem parte dessa massa escrava. Outras não fazem ideia do mal que isso pode acarretar.
O que antes era tido como um passatempo, hoje aprisiona as pessoas. Não existe mais contato físico. Até pra conversar com o visinho usamos o chat do facebook. Até mesmo com o irmão que se encontra no quarto ao lado.
E se aquele seu presente FODA acabou de chegar dos correios, parabéns! Você tem mais uma nova foto no instagram, e o bonus de 100 likes.
Ontem leu um texto de cinco linhas sobre o aborto, hoje já tem opinião formada sobre o assunto...  Fala que a TV é coisa de alienado, mas não explora o que a internet tem de melhor para buscar conhecimento e gasta a maioria, se não TODO o tempo conectado à uma única página, raramente tirando a mão do mouse, raramente buscando e recebendo conhecimento verdadeiro. Sabe tudo sobre política e religião. Leu todas as citações no Pensador de Clarice Lispector, mas tirou um 3,0 na prova de Literatura.

É tanto constrangimento que poderia gastar no mínimo 10 páginas completas dessas situações . Mas decidi simplesmente desativar minha conta e ignorar que a minha geração passa por um momento vergonhoso, mas acima de tudo, triste.


Alexia Yamanaka

4 comentários:

  1. As redes 'sociais' foram criadas para que as pessoas pudessem se comunicar e interagirem com outras, mas infelizmente percebe-se que a grande maioria de seus usuários utilizam de forma equivocada, exibindo informações inúteis que vão desde a comida que estão comendo, lamentações e citações sem sentido.

    ResponderExcluir
  2. Felizes colocações Alexia... J.A.

    ResponderExcluir
  3. "Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapasse nossa interação humana, e o mundo terá uma geração de idiotas."

    Albert Einstein

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Coletivo Chá das Cinco Todos os direitos reservados
Designed by CBTblogger @ themeforest. And Marcos Ellys