PROJETO COPROFAGIA - APRESENTAÇÃO
PROJETO COPROFAGIA
1.
APRESENTAÇÃO
O projeto Coprofagia tem o intuito de mostrar
para a sociedade uma ótica crua e realística dos movimentos culturais, sociais
e filosóficos evidenciando os desvios causados pelas rápidas mudanças que a
sociedade moderna sofre em decorrência do pragmatismo ideológico e as morais
arcaicas de concepção do que a sociedade e a arte; causando-nos uma letargia e
entorpecimento pelos influxos causados pelo preconceito e fundamentalismo
dentro da perspectiva da criação artística. Nesse sentindo iremos fazer uma
simbiose imagética utilizando-se da rasura das mensagens mercantilista e do
entorpecimento social em busca de respostas para seus questionamentos. Assim, a
sociedade atual passa por um período em que se experimenta a liberdade, mas que
vive subjugada pela dominação do poder dos mais afortunados, na qual ditam as
regras do que se deve ou não ser produzido.
O nome do projeto foi escolhido na intenção
de confrontar a verdadeira função da arte, que é elevar e transformar o
pensamento humano. Ir para além do objeto. A preocupação está em ver além do
objeto e entendê-lo como ferramenta de abstração e subjetivação. Assim, o
questionamento é a verdadeira busca neste projeto. O uso de elementos fúteis
composicionais irá colocar em evidencia este objetivo dando oportunidade aos
seus contempladores de ver que a arte não se limita a preconceitos e ditaduras
morais, filosóficas, religiosas e políticas.
Elementos corporais e todas as funções
humanas (inclui funções biológicas, fisiológicas, sexuais, comportamentais,
etc.) que são ignoradas devido às marcas morais da sociedade serão instrumentos
composicionais. Elementos sociais serão fundantes na composição, tais como
religião, moral, filosofia, etc.
2. JUSTIFICATIVA
O projeto surge a partir da inquietação
gerada pela forma de concepção artística da sociedade e dos próprios artistas,
fazendo com que a visão dos mesmos se limite na criação. Neste sentido, seguem-se
os certames ditados pelos que estão nas mais diversas esferas do poder
(religioso, político, social, etc.) limitando-se a responder as demandas apenas
solicitadas por tais esferas. Assim, a liberdade de expressão fica cerceada e
usurpada por aqueles que detêm o poder nas mãos. Portanto, justifica-se criar
uma exposição que vise a liberdade total em expressar o que se sente, da
maneira mais rudimentar possível. A idéia da quebra do preconceito será o
principal objetivo desse projeto.
3. OBJETIVOS
·
OBJETIVO
PRINCIPAL
Promover a ampliação do contato
artístico-cultural entre o público de massa e a produção artística como sendo
ferramenta de subjetivação do sujeito.
·
OBEJTIVOS
SUPLEMENTARES
ü
Integrar
diversas camadas da sociedade;
ü
Promover
a discussão em torno da produção artística;
ü
Promover
a abstração dos sujeitos através das mensagens diretas das telas;
ü
Abrir
um novo espaço de produção de conhecimento.
[Chico Carneiro e Carlos Dias]
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