segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PROJETO COPROFAGIA - APRESENTAÇÃO


PROJETO COPROFAGIA





1.    APRESENTAÇÃO

 

O projeto Coprofagia tem o intuito de mostrar para a sociedade uma ótica crua e realística dos movimentos culturais, sociais e filosóficos evidenciando os desvios causados pelas rápidas mudanças que a sociedade moderna sofre em decorrência do pragmatismo ideológico e as morais arcaicas de concepção do que a sociedade e a arte; causando-nos uma letargia e entorpecimento pelos influxos causados pelo preconceito e fundamentalismo dentro da perspectiva da criação artística. Nesse sentindo iremos fazer uma simbiose imagética utilizando-se da rasura das mensagens mercantilista e do entorpecimento social em busca de respostas para seus questionamentos. Assim, a sociedade atual passa por um período em que se experimenta a liberdade, mas que vive subjugada pela dominação do poder dos mais afortunados, na qual ditam as regras do que se deve ou não ser produzido.

O nome do projeto foi escolhido na intenção de confrontar a verdadeira função da arte, que é elevar e transformar o pensamento humano. Ir para além do objeto. A preocupação está em ver além do objeto e entendê-lo como ferramenta de abstração e subjetivação. Assim, o questionamento é a verdadeira busca neste projeto. O uso de elementos fúteis composicionais irá colocar em evidencia este objetivo dando oportunidade aos seus contempladores de ver que a arte não se limita a preconceitos e ditaduras morais, filosóficas, religiosas e políticas.

Elementos corporais e todas as funções humanas (inclui funções biológicas, fisiológicas, sexuais, comportamentais, etc.) que são ignoradas devido às marcas morais da sociedade serão instrumentos composicionais. Elementos sociais serão fundantes na composição, tais como religião, moral, filosofia, etc.

 

2.    JUSTIFICATIVA

 

O projeto surge a partir da inquietação gerada pela forma de concepção artística da sociedade e dos próprios artistas, fazendo com que a visão dos mesmos se limite na criação. Neste sentido, seguem-se os certames ditados pelos que estão nas mais diversas esferas do poder (religioso, político, social, etc.) limitando-se a responder as demandas apenas solicitadas por tais esferas. Assim, a liberdade de expressão fica cerceada e usurpada por aqueles que detêm o poder nas mãos. Portanto, justifica-se criar uma exposição que vise a liberdade total em expressar o que se sente, da maneira mais rudimentar possível. A idéia da quebra do preconceito será o principal objetivo desse projeto.

 

 

 

 

 

 

 

3.    OBJETIVOS

 

·         OBJETIVO PRINCIPAL

 

Promover a ampliação do contato artístico-cultural entre o público de massa e a produção artística como sendo ferramenta de subjetivação do sujeito.

 

·         OBEJTIVOS SUPLEMENTARES

 

ü  Integrar diversas camadas da sociedade;

ü  Promover a discussão em torno da produção artística;

ü  Promover a abstração dos sujeitos através das mensagens diretas das telas;

ü  Abrir um novo espaço de produção de conhecimento.
 
 
 
[Chico Carneiro e Carlos Dias]

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2013 Coletivo Chá das Cinco Todos os direitos reservados
Designed by CBTblogger @ themeforest. And Marcos Ellys